=)

>

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Passaporte - Meu funny dia e dicas

   Ontem fui tirar meu passaporte..fiquei décadas para conseguir um agendamento, mas consegui, e perto de casa. Combinei com a minha aluna/amiga da escola para irmos juntas..estava marcado para às 10hs, combinamos então de nos encontrar às 8:45 em frente uma escola aqui perto de casa para pegarmos o ônibus e depois o trólebus.. e chegarmos um pouco antes..
Beleza! Umas 8:40 tava virando a rua da minha casa e ouço uma pessoa gritar meu nome..dai olhei, um menino aqui do prédio tava parado com o carro dele e gritou: Tá indo pra faculdade? Dai eu disse: Nãaao, to indo tirar meu passaporte!.. dai ouço uma buzina..um outro menino parado no semáforo olhou e me disse: tá indo pra onde? Gente primeira coisa q eu pensei: Nossaaaa, 8 e tanto da manhã, to encontrando esse monte de gente..Segunda coisa: sabia que ele era confiável, e que tinhamos algo em comum,mas não me vinha na cabeça da onde eu conhecia ele!!! Dai eu disse: To indo pro shopping! Ele disse: eu te levo (????) Dai eu disse: Neeeem, não precisa, minha amiga tá me esperando no ponto..dai ele falou: tudo bem, eu levo vcs! Dai eu perguntei se não ia atrapalhar, blá blá e falei para ele me encontrar lá no ponto..fuiiii lá, peguei minha amiga pelos braços e entramos no carro. Nessa hora já tinha lembrado o nome dele, mas ainda não sabia da onde era ainda. ¬¬'  Primeiramente, achei que fosse da mesma escola onde eu estudei, e que ele fosse um ano mais velho que eu.. Ficamos conversando, ele disse que  tava fazendo faculdade..dai perguntei: Vc tá no terceiro ano? Ele disse: Não, no primeiro..
Dai eu disse: Claroo...Eis que ele me pergunta: Vc tá no Yázigi ainda? Tcharaaaan...a fita rebobinou na minha cabeça! rs  E lembrei que ele era aluno lá da escola, que já tinha dado algumas aulas de reforço para ele e que em 2008, várias tardes a turma dele vivia conversando comigo na minha sala.. Ufaaaa! Fiquei bem feliz pelo carinho, principalmente pq estava indo lá com uma aluna da escola, e um ex- aluno estava me levando. 
Dai falei: Deixa a gente aqui no shopping metrópole mesmo ( Fica na minha cidade São Bernardo), que a gente pega o trólebus aqui. Dai ele falou: Vc vai no ABC? (shopping de Santo André)..disse que sim e ele falou que ele levava a gente (?????). E ainda perguntou: Qual dos dois ABC vc vai? O antigo mappin ou o plaza? (Era o antigo mappin) Ele deixou a gente lá, chegamos às 9:10 -.- Super cedo, e eu e minha amiga ficamos conversando..
O shopping abriu umas 9:52, entramos, fomos direito na Polícia Federal, cheguei lá, disse que queria tirar meu passaporte, a mulher perguntou se eu tinha agendamento, disse que sim ( eu era a primeira da lista).. ela mandou eu entrar e ir na mesa 2. Cheguei na mesa 2, uma mulher conferiu meus documentos, o pagamento, tive de assinar num negócio horroroso que não dá para ver o que você escreveu, então fica uma caca e sem acento, pq vc não sabe onde está a letrinha q vc precisa colocar o acento, fui colocar em uma letra e ficou um risco ridiculo e minha letra ficou parecendo de criança! Depois passei todas as digitais, tirei a foto ( tava olhando pro lado, ela disse: A FOTO!, virei e não sai assustada , mas ela deu risada). Ela imprimiu o protoloco e me deu para retirar dia 8/12, e se tivesse pronto antes, me mandaria um email.. Terminei às 10:09!!!!!!! Muito rápido. Até falei pra mulher que me atendeu: Nossa, a gente fica tanto tempo para marcar, e é tão rapidinho né..  -.-'

Para quem precisa tirar ainda o passaporte:

Dica 1: Mesmo que demore ainda para você viajar, e viagem ao exterior é apenas o seu plano ainda, já tira esse passaporte! É um direito de qualquer cidadão, e não é apenas para ter ele quando você for viajar! Além de que, é válido por 5 anos, a menos que for para crianças menores de 5 anos.

Dica 2: Não vá para longe! Tente marcar no lugar mais próximo possível de você. Como o pessoal deixa em cima da hora, marca em qualquer lugar disponível, e dai, vc vai até o lugar para ficar 10 minutos. Tenho amigos que foram até o litoral, para qualquer lugar de SP..Eu me sentiria revoltada. By the way, quando tentei marcar o meu, para mim, qualquer lugar tava bom, pq ngm me disse que era assim tão rápido. Sorte que tinha perto de casa.

Dica 3: É difícil conseguir agendar um horário. Tente por volta das 10 hs até 13hs. Consegui marcar o meu 13:00 e tanto, ou antes..só lembro que era horário de almoço. Tinha apenas alguns lugares disponíveis, mas tinha bastante horário. Entrei a noite só para ver se ainda tinha horário e não tinha mais nenhum, em nenhum lugar!

Dica 4: Quando você for preencher os dados no site da PF, preencha de uma vez e não volte a página..porque isso fará criar vários protocolos. Tive 4 protocolos ahsuhuahs! 2 incompletos, e 1 que eu tinha preenchido no começo do ano e estava até escrito lá para ir na PF prestar esclarecimentos ( isso que tá escrito que se em tantos dias vc não pagar a GRU é cancelado automaticamente) Se acontecer isso com vc, don't worry, não tem nada de mais. Mas fique atenta com o protocolo que realmente importe e marque o número em algum papel e guarde.

Site para quem quer tirar o passaporte: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

That's it! =D Kisses
Imagem: Google Imagens

11 comentários:

  1. Uhuu, vamos nos seguir então ! HSUAHUSAUS
    Caraaaaaa, vc não tem noção, do quanto esse post me ajudo, sério!
    mais eu ainda tenho uma dúvidazinha, e se não for mto encomodo te perguntar..
    Assim, eu vi lá no site da PF, que pra tirar o passaporte tem que ter habilitação, é uma regra? ou uma pessoa que ainda não tem habilitação (meu caso) consegue mesmo assim?
    Por que já to pensando em tirar o meu né..
    Menos trabalho, correria lá na frente!

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  2. Ufaa rs..
    é que nada melhor do que tirar as dúvidas, com quem está passando pelas mesmas coisas que a gente né rs
    Então, vou começar a preencher hoje mesmo :D
    e tentar marcar aqui na minha cidade o quanto antes!

    And, good luck with your prove!
    kisses

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Qual agência vc está? Se precisar de ajuda ou dúvidas para preencher o app pode contar cmgo!

    Bjo e boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Tabata... Quando fui tirar meu visto foi uma alegria só!!! E super rápido.. o bom é agendar pq vc entra faz e vai embora! Somente tive problemas para retira, pq a mulher da Receita Federal achava que eu era menor de idade!! Fala sério e ja tinha 23 anos!! Era só ela ler a minha data de nascimento para parar de implicar e eu nem tenho cara de bebê e além disso tenho 1,75 de altura!! Ahh que raiva! rs! Mas enfim nada como ter esse documento na mão para o sonho começar a tomar forma!

    Boa sorte com o resto do programa!

    ResponderExcluir
  5. Thabata,

    Estou vivendo a mesma coisa que você.. a ansiedade do "pre au pair" hehe.. Quero um Match logo!!!

    Boa sorte para nós!

    ResponderExcluir
  6. Haha! Ela esqueceu do "detalhe" de que me fez esperar quase 1/2 hora antes de me pegar pelo braço... (brincadeira)

    Bom,meu Passport não demorei muito pra tirar pois preferi ir pra República - SP (no meu caso é longe pois moro em SBC) pra tirar mais rápido... mas um dos mais importantes que é CNH não tenho ainda pois acabei de virar os 18 e depois tirar aquelas coisinha básicas como: Visto e etc....

    Se tudo der certo ano que vem estarei lá living my dream!!!

    Boa sorte para nós!²

    ResponderExcluir
  7. Oi Thaaa s2 Tudo bem? Eu A-DO-REEEI o blog! *-* Parabéns por ter conseguido tirar o passaporte. Saiba que eu adoro você, e que vou sentir saudades, mas que mesmo assim, pode contar comigo, pois eu quero que você realize seu sonho, que eu sei que você vai conseguir logo logo! Kisses and good luck! I'll miss u.

    ResponderExcluir
  8. Oie! Ah, estamos na mesma! Ontem eu fui na Polícia Federal, foi rapidinho também. Dia 02/12 vou lá pegar meu passaporte.
    Sei que é uma coisa bobinha, mas dá uma alegria né? É mais um passo dado e isso é sempre bom!

    Boa sua dica! Pra mim foi bem facinho. 1 mês atrás entrei no site e preenchi meus dados. Na mesma hora me agendaram pra ontem, num lugar pertissimo de casa. Ainda bem! xD

    Booooa Sorte!

    ResponderExcluir
  9. Oi flor!
    Primeira vez no seu blog, to te seguindo. Ta aí um problema q eu ñ tive, tirei o passaporte em uma semana pq tenho uma amiga q trabalha na policia federal hehehe contato é tudo!!! Mas desanima ñ pq TUDO nesse programa só saí com mto sofrimento e espera rs...Boa sorte no processo...Bjo grande

    ResponderExcluir
  10. Oieee..
    consegui agendar só pro dia 18/01
    to separando a documentação :D

    e vc, mais alguma novidade nessa aventura toda de au pair?

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Então na verdadeeee... é só pedir uma carta em papael timbrado pela agencia que vc ta indo no meu caso CI! ai eles escrevem que precisam com urgencia... e vc não precisa agendar nada!!!

    Eu fiz super tranquila e não errei o Shopping! hehehe

    Bjooooss!

    ResponderExcluir